Como chegar aqui:

Engenharia Sanitária

Extensão no Curso de Engenharia Sanitária

Conheça os projetos de extensão do Departamento de Engenharia Sanitária.

Para mais informações sobre a extensão no CEAVI, clique aqui.
 

Programa UDESCOLA 2015
Objetivo: Aproximar a comunidade acadêmica de nosso centro das escolas de ensino médio de Ibirama e região, proporcionando um intercâmbio de informações e experiências, contribuindo com a educação nas escolas de ensino fundamental e médio da Região do Alto Vale.
Coordenador: Jarbas Cleber Ferrari
Contato: jarbas.ferrari@udesc.br
Duração: 01/03/2015 a 31/12/2015
 
O programa é composto por três ações sendo elas:
 
Projeto Palestras UDESCOLA: tem como objetivo realizar palestras sobre temas como Saneamento Ambiental, Recursos Naturais, Futuro Profissional, Desenvolvimento Tecnológico e Educação, conforme a área de formação e atuação do palestrante.Neste projeto o público alvo são alunos do Ensino Médio matriculados nas escolas de abrangência do projeto.
Coordenadora da ação: Professora Thiane Pereira Poncetta Coliboro
Bolsista: Gabriela Azevedo de Souza
Contato: udescola.ceavi@udesc.br
 
Projeto Ciência na Escola: tem como objetivo realizar apresentações temáticas nas escolas de ensino fundamental, onde serão desenvolvidas experiências de química ambiental, microbiologia sanitária e física do cotidiano, a fim de fomentar nos estudantes o gosto pela ciência. Neste projeto o público alvo são alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da região de abrangência da Udesc Ibirama.
Coordenador da ação: Professor Jarbas Cleber Ferrari
Bolsista: Fernanda Bet
 
Projeto Memórias de uma Morada: objetiva realizar uma pesquisa histórica sobre a arquitetura da região, no sentido de identificar locais e edificações no território, cuja essência, valor e relacionamento da cultura e ambiente natural conferem identidade e singularidade à paisagem. Realizar exposições itinerantes nas festas típicas e eventos culturas da região apresentando, através de fotos, textos e maquetes da arquitetura dos povos imigrantes. A ação tem a comunidade do Alto Vale como público alvo, sendo que a maioria desta população possui descendência Europeia.
Coordenadora da ação: Professora HelenneJungblutGeissler
Bolsista: Bárbara de Souza Kayser
 

Programa Saneamento Básico Rural
Objetivo: Utilizar unidades (propriedades rurais) como instrumento de educação ambiental, as quais sirvam como modelo e incentivo para implantação de sistemas semelhantes nas outras bacias do município e região. Isto seria basicamente o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas na resolução de problemas reais na área de saneamento básico como uma atividade concreta de pesquisa-ação. Como objetivo principal o programa tem a função de organizar e coordenar as ações de três projetos que possuem como eixo o Saneamento Básico em áreas rurais no interior do município de Ibirama.
Coordenador: Eduardo Bello Rodrigues
Bolsistas: Emerson Souza, André Felipe Beber e Agatha RiellyKons
Contato: eduardo.rodrigues@udesc.br
Duração: 01/03/2015 a 31/12/2015
 
O programa é composto por três ações sendo elas:
 
Projeto “Abastecimento de Água”: Serão identificadas as formas de abastecimento de água adotados nas propriedades em questão e avaliado a qualidade dessas águas com a portaria 2914/2011. Vários estudos serão feitos para aprimorar a tecnologia adotada ou adotar uma nova forma de captação para atender os níveis de potabilidade da água para o abastecimento, considerando as peculiaridades de cada propriedade, a sustentabilidade integral dos sistemas.
Coordenador da ação: Professor Eduardo Bello Rodrigues
 
Projeto “Tratamento de Efluentes”: Serão avaliadas as mais diversas formas adotadas nas propriedades, para o tratamento de efluentes domésticos e aqueles resultantes das atividades agrícolas. Após um estudo aprimorado dos possíveis impactos dos despejos desses efluentes nos mananciais, através de análises da qualidade da água do corpo receptor, e dos próprios sistemas utilizados, serão discutidas e implantadas tecnologias compatíveis com a realidade de cada propriedade no viés da tecnologia social.
Coordenador da ação: Professor Eduardo Bello Rodrigues
 
Projeto “Manejo de Resíduos Sólidos”: Será realizado um diagnóstico geral de do manejo dos resíduos sólidos gerados nas atividades domésticas e aquelas provenientes das atividades agrícolas. Serão avaliados todos os impactos ambientais relacionados direta e indiretamente, para então propor as melhorias e os sistemas de tratamento e controle mais adequados dentro da realidade de cada caso estudado.
Coordenadora da ação: Professora Maria Pilar Serbent
 

Projeto Monitoramento da qualidade de ar interno em escolas do município de Ibirama.
Objetivo: Avaliação da qualidade microbiológica do ar interno nas unidades escolares municipais, estaduais e federais do município de Ibirama.
Coordenador: Priscila Natasha Kinas
Duração: 01/08/2015 a 31/12/2015

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC