Como chegar aqui:

Ensino

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica para o Curso de Bacharelado em Engenharia de Software tem como política da atividade de ensino oferecer ao acadêmico aprofundamento e maturação nas práticas da Engenharia de Software.

   O aprofundamento obtém-se por meio da ordenação planejada das disciplinas do Curso. Estas são ordenadas de modo a fornecer uma sequência lógica que permita que, em cada fase do Curso, seja feita a experimentação do que foi aprendido em fases anteriores. O acadêmico então, ao longo do Curso, aprofunda seu conhecimento específico em análise, projeto e desenvolvimento de software. A experimentação e agregação constantes de novas práticas que se complementam, marcam o desenvolvimento de software como um processo planejado e sequencial.

   A maturidade é obtida conjugando-se o perfil multidisciplinar do aluno à prática do trabalho interdisciplinar. A prática experimental com base no conhecimento adquirido proporciona ao aluno aprimorar a visão do sistema informatizado como as partes que se unem como um todo coeso. Reforça a visão do desenvolvimento de software como um procedimento sistemático, controlável e mensurável. Este amadurecimento é obtido fomentando-se o trabalho interdisciplinar por meio de disciplinas específicas do Curso, os projetos integradores.
   
   Deste modo, motiva-se o acadêmico a aplicar o conhecimento adquirido a problemas do mundo real e eleva-se a atividade acadêmica de um patamar predominantemente didático para um patamar de aplicação real do conhecimento. Desta forma espera-se que o aluno ultrapasse as fronteiras restritivas da exposição didática e seja apresentado a uma perspectiva autêntica da atividade de desenvolvimento de software.

   No que diz respeito especificamente à atividade de desenvolvimento de software de qualquer natureza dentro do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software, será fomentado o uso de softwares livres.
O Curso estimulará a prática da pesquisa científica por meio de bolsas de pesquisa disponibilizadas pela Universidade e outros instrumentos porventura disponibilizados ao Curso. 

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC