Como chegar aqui:

Ensino

PERFIL PROFISSIONAL

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software pretende contribuir na formação de um perfil profissional diferenciado. Esse profissional deverá ter a capacidade de se adaptar às exigências do mercado e que seja capaz de interagir com os elementos humanos e tecnológicos de forma harmoniosa.

   A formação técnica permitirá ao acadêmico desenvolver competências em área de computação, especificamente no que diz respeito às práticas da Engenharia de Software. Será conhecedor das técnicas formais e paradigmas que possibilitam o projeto e desenvolvimento de sistemas de software, estando apto a especificar e construir componentes de software, bem como desempenhar atividades diversas ligadas ao gerenciamento de projetos. 

   O Bacharel em Engenharia de Software deverá nutrir sempre uma visão qualitativa do processo de software, ou seja, deverá estar habilitado a produzir componentes de software de alta qualidade. Para isso, será conhecedor dos paradigmas e das técnicas que possibilitam projetar, especificar e construir componentes de software que cumpram de forma precisa requisitos pré-estabelecidos. Possuirá raciocínio lógico e analítico treinado. Desenvolverá soluções de software ao mesmo tempo em que promoverá busca constante de atualização tecnológica, buscando também contínuo aperfeiçoando de suas práticas profissionais.

   A formação multidisciplinar complementará formação técnica de forma direta, de modo a possibilitar ao egresso integrar-se a um mercado de trabalho particularmente multidisciplinar. O acadêmico obterá conhecimento sobre diversas áreas de negócio onde os sistemas informatizados interagem de forma intensa.
   
   O Bacharel em Engenharia de Software estará apto a aplicar seu conhecimento em áreas de negócio como suporte direto ao desenvolvimento de software. Deste modo produzirá soluções que promovam o aumento de produtividade, eficiência e acurácia dos processos organizacionais e interorganizacionais, buscando sempre o uso criativo da tecnologia da informação.

   A formação empreendedora promoverá a inovação e a criação de novas soluções, sendo capaz de perceber as possibilidades de integração das áreas de negócios com as tecnologias de software. Respeitará o trabalho em conjunto, maximizando a capacidade de seus pares para alcançar os objetivos. Será promovida a habilidade de transformação do seu conhecimento, e de sua forma de agir, para construir soluções arrojadas. 

   A formação humanística desenvolverá a noção de ética e o pensamento crítico e reflexivo. Permitirá ao profissional reconhecer-se como agente de mudança diante da sociedade sob aspectos sociais e econômicos. Também aperfeiçoará a comunicação e a liderança para a gerência de equipes. Deste modo aplicará sua conduta como instrumento de integração plena com clientes, na gerência das equipes de desenvolvimento e no convívio social de modo geral.

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC